Embaixada de Portugal na Austrália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dados gerais

Informações gerais

Flag of Australia

Designação oficial
Commonwealth of Australia
Capital e sede do Governo
Camberra
Chefe de Estado
S.M. Rainha Isabel II, representada pelo Governador-Geral S.E. (General the Honourable) Sir Peter Cosgrove
Chefe de Governo
Tony Abbott 
Sistema político
Monarquia Constitucional
Área
7,692,000 km
População
23.3 milhões 
Densidade demográfica
2.8/km
Religião predominante
Cristã
Língua oficial
Inglês
Moeda
Dólar Australiano
PIB a preços de mercado
1,482.5 triliões (US$)
PIBper capita
62,822 (US$)

 

Ficha de mercado

A Austrália é um país rico em recursos naturais possuindo reservas de bauxita, carvão, minério de ferro, cobre, estanho, ouro, prata, urânio, níquel, tungsténio, metais de terras raras, chumbo, zinco, diamantes, gás natural, petróleo, etc..
Ao nível industrial, destacam-se a indústria mineira, os equipamentos industriais e de transporte, os produtos alimentares transformados, os químicos e o aço.
Os principais produtos do setor primário são o trigo, a cevada, a cana do açúcar, a fruta, os bovinos, os ovinos e as aves de capoeira.

(AICEP)

 

Guia prático de acesso ao mercado

Face ao liberalismo que caracteriza as trocas comerciais com o exterior, as autoridades australianas não exigem licenças para a importação da generalidade das mercadorias, embora para determinados produtos seja necessário obter autorizações junto das entidades competentes (como sejam os produtos químicos e primários, narcóticos, psicotrópicos e substâncias terapêuticas, produtos perigosos e armas). Estas limitações justificam-se: por razões de saúde, segurança e ambiente; para controlo das exigências ao nível das embalagens, etiquetagem e especificações técnicas; ou para o cumprimento de acordos internacionais.

Os interessados podem aceder, no Site dos serviços alfandegários australianos (Australian Customs and Border Protection Service), a informação relevante sobre importação (Importing Goods), nomeadamente, listagem dos produtos sujeitos a restrições ou proibições (Prohibited and Restricted Imports), requisitos de rotulagem dos produtos (Labelling Requirements / Commerce Markings) e esclarecimentos adicionais no tema – Frequently Asked Questions (Importing Goods).

No caso de importação de bens alimentares, plantas, madeira, animais ou produtos de origem animal é importante o contacto com o Department of Agriculture; em muitas situações é necessário efetuar análises laboratoriais de inspeção das mercadorias que entram no país e cumprir procedimentos de quarentena com o objetivo de evitar a introdução e propagação de doenças. Este organismo governamental disponibiliza a base de dados Import Conditions Database (ICON) onde estão previstas as condições de importação de todo o tipo de plantas, animais, microrganismos, produtos minerais, entre outros.

(AICEP)

Mais informações