Embaixada de Portugal na Austrália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro-Homenageia herança cultural dos portugueses no mundo

IMPRENSA NACIONAL CRIA PRÉMIO LITERÁRIO VOLTADO PARA A DIÁSPORA PORTUGUESA: PRÉMIO IN/ FERREIRA DE CASTRO

images

No âmbito do protocolo assinado no dia 20 de fevereiro de 2019, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi lançado o Prémio Literário Imprensa Nacional/Ferreira de Castro.

Prémio IN/Ferreria de Castro vai selecionar alternadamente trabalhos inéditos nos domínios da ficção, poesia e ensaio, produzidos por portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes. A obra premiada será publicada pela Imprensa Nacional e o seu autor será ainda compensado com um prémio no valor de 5000 €.

Ferreira de Castro foi, ele próprio, um estrondo na história da Literatura. Considerado o primeiro proletário das letras, António José Saraiva chamou-lhe mesmo «o primeiro escritor português sem gravata» e o primeiro a assinalar o início de uma nova fase do realismo social em Portugal.

Perseverante, corajoso, humilde e profundamente respeitado — como são, por norma, os nosso emigrantes — Ferreira de Castro, que chegou mesmo a ver o seu nome proposto ao Nobel da Literatura, em 1951, pelo dinamarquês Holger Sten, continua a ser um dos autores portugueses com maior divulgação internacional, cuja obra constitui um importante documento social e que merece da parte de todos nós uma releitura atenta. 

A Imprensa Nacional ao instituir o Prémio Literário Ferreira de Castro pretende assim: promover a língua portuguesa mundo fora, prestar às comunidades portuguesas no estrangeiro o justo reconhecimento pelas diversas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento e, claro, homenagear esta figura enorme das letras e da língua portuguesas — uma língua viva, sem fronteiras, multifacetada, global, falada nos cinco continentes.  

Na primeira edição do Prémio, as obras concorrentes devem ser apresentadas entre 1 de abril de 2019 e 30 de maio de 2019. 

Conheça o Regulamento do Prémio. Aqui.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail