Embaixada de Portugal na Austrália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem à Comunidade portuguesa na Nova Zelândia

Mensagem por ocasião da acreditação como Embaixador não residente na Nova Zelândia

No próximo dia 18 de Abril terei a honra de apresentar a S.E. a Governadora-Geral, Patsy Reddy, as Cartas Credenciais de S.E. o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que me acreditam como Embaixador de Portugal não residente na Nova Zelândia.  

A ocasião será uma oportunidade para consolidar os laços políticos e diplomáticos de amizade e cooperação que unem os dois países, alicerçados na partilha de valores democráticos comuns e será também uma oportunidade para sublinhar o significativo contributo que a comunidade portuguesa na Nova Zelândia tem dado para o reforço das relações bilaterais. Pelo seu reconhecido dinamismo, a comunidade portuguesa constitui, com efeito, um pilar fundamental do nosso relacionamento bilateral com a Nova Zelândia e gostaria, por isso, de aqui vos deixar sublinhada uma palavra de particular apreço.

A alteração legislativa introduzida na Lei do Cartão de Cidadão condicente a uma securização e uniformidade de procedimentos na sua emissão em qualquer parte do mundo, beneficiando todos os nacionais e permitindo que passem a ser titulares de um documento moderno e válido por 5 anos (em lugar da validade anual do anterior BI) ou por 10 anos para maiores de 25 anos, constitui uma mais valia para todos porque passa a permitir a interação mais rápida com os serviços da administração pública em Portugal e o acesso a serviços digitais não possíveis com o anterior documento. Neste sentido, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em coordenação com a Embaixada em Camberra e o Consulado-Geral em Sidney, procurará encontrar a melhor forma de ultrapassar as dificuldades que o fim da emissão do BI pode criar aos residentes na Nova Zelândia, que passará, caso se mostre necessário, pela realização de permanências consulares nesse país pelo Consulado-Geral em Sidney.

Estou certo também que a recente entrada em funções de uma nova Cônsul Honorário em Wellington, Dra. Paula Gouveia Sullivan, contribuirá para reforçar a cobertura consular em benefício da comunidade portuguesa na Nova Zelândia.

Enviando uma viva e calorosa saudação a todos, reitero a minha inteira disponibilidade, assim como dos serviços consulares na área de jurisdição da Embaixada em Camberra, para acolher e procurar atender a todas as preocupações que entendam manifestar-me. 

O Embaixador,

Pedro Rodrigues da Silva

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail