Embaixada de Portugal na Austrália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

FullSizeRender 1

Bem-vindos à página da Embaixada de Portugal em Camberra!

Gostaria de começar por desejar um bom Ano a todos os nossos visitantes. 2017 continuará a ser um ano de consolidação e expansão: pela primeira vez em dez anos será nomeado um novo Conselheiro Económico e Comercial, que ficará sedeado em Sidney, no Consulado Geral. Entre as nossas principais atribuições estão a promoção das relações bilaterais entre Portugal e a Austrália nas vertentes política, económica, comercial, cultural e do turismo. Será dada continuidade à colaboração próxima com a Câmara de Comércio Portugal-Australia (Portrade), criada em Sidney em finais de 2013, com o objetivo de fomentar um maior movimento de bens e serviços entre os dois países.

Uma atenção especial será também dedicada à política da Língua Portuguesa e à ação cultural externa em consonância com as orientações do Camões Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), e em colaboração com a Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa (CEPE-AU), sediada no Consulado Geral em Sidney. O Fado estará na nossa agenda de 2017, assim como outros eventos musicais relacionados com Portugal.

Em conjunto com o Consulado-Geral de Portugal em Sidney e os Consulados Honorários em Adelaide, Brisbane, Darwin, Melbourne e Perth, a Embaixada de Portugal zela pelo bem-estar e dispensa proteção consular aos cerca de 50.000 portugueses que vivem na Austrália.

Desde finais de 2014 que a Secção Consular da Embaixada passou a disponibilizar os serviços de Cartão do Cidadão e Passaporte Electrónico Português, facilidades que tem registado uma forte procura por parte daqueles que vivem longe da pátria, para além da concessão de vistos.

Uma palavra ainda para sublinhar o sucesso do programa Work and Holiday entre Portugal e a Austrália, que anualmente permite a duzentos jovens de cada uma das partes contratantes viajar em turismo e trabalhar no outro país, aproveitando para aprofundar os seus conhecimentos com base numa experiência singular e contribuindo para um maior intercâmbio sociocultural entre as duas nações.

Vamos, pois, trabalhar em conjunto para honrar Portugal e servir os portugueses, em especial aqueles que vivem, trabalham ou estudam na Austrália, promovendo a imagem de marca do Portugal do século XXI.

Paulo Cunha Alves

Embaixador de Portugal