Embaixada de Portugal na Austrália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

FullSizeRender 1

Bem-vindos à página da Embaixada de Portugal em Camberra! 2018 continuará a ser um ano de consolidação. Entre as nossas principais atribuições estão a promoção das relações bilaterais entre Portugal e a Austrália nas vertentes política, económica, comercial, cultural e do turismo.

Uma importante delegação empresarial do Conselho Empresarial Europa-Austrália (EABC), liderada por Sua Excelência o Governador Geral da Austrália, visitará Lisboa em julho de 2018. Investimento estrangeiro, comércio e ensino superior estarão entre os pontos da agenda.

Uma atenção especial será também dedicada à política da Língua Portuguesa e à ação cultural externa em consonância com as orientações do Camões Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), e em colaboração com a Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa (CEPE-AU), sediada no Consulado Geral em Sidney. O Fado estará na nossa agenda na Galeria Nacional da Austrália em Camberra, assim como outros eventos musicais relacionados com Portugal, país anfitrião da edição deste ano do Eurofestival da Canção.

Em conjunto com o Consulado-Geral de Portugal em Sidney e os Consulados Honorários em Adelaide, Brisbane, Darwin, Melbourne e Perth, a Embaixada de Portugal zela pelo bem-estar e dispensa proteção consular aos mais de 50.000 portugueses que vivem na Austrália. Este ano, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visitará a Austrália pela segunda vez.

Uma palavra ainda para sublinhar o sucesso do programa Work and Holiday entre Portugal e a Austrália, que anualmente permite a duzentos jovens de cada uma das partes contratantes viajar em turismo e trabalhar no outro país, aproveitando para aprofundar os seus conhecimentos com base numa experiência singular e contribuindo para um maior intercâmbio sociocultural entre as duas nações. Idêntico entendimento será este ano assinado com a Nova Zelândia.

Vamos, pois, trabalhar em conjunto para honrar Portugal e servir os portugueses, em especial aqueles que vivem, trabalham ou estudam na Austrália e na Nova Zelândia, promovendo a imagem de marca do Portugal do século XXI.

Paulo Cunha Alves

Embaixador de Portugal na Austrália, Nova Zelãndia e Estados do Pacífico Sul