Embaixada de Portugal na Austrália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

IIº Encontro dos Investidores da Diáspora (Viana do Castelo, 15-16 de Dezembro)

“O IIº Encontro de Investidores da Diáspora, que decorrerá em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2017, numa iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas/Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A iniciativa, à semelhança do Iº Encontro realizado em Sintra, em dezembro de 2016, resulta de uma perceção clara da importância estratégica e da expressão económica global do empreendedorismo da Diáspora/Comunidades Portuguesas, assim como do seu duplo potencial de origem de fluxos de investimento e de destino de iniciativas de diversificação de mercados por parte de empresários portugueses, e ainda da relevância do seu papel e contributo na modernização e desenvolvimento do tecido empresarial português.

Nesse sentido, o intuito é facultar aos participantes, num contexto que seja simultaneamente institucional e propício ao networking, o acesso a informação sobre mecanismos e programas de apoio, regimes de incentivos e financiamentos, com a presença, nos painéis de oradores, de dirigentes ou representantes de instituições e entidades relevantes para o efeito. Por outro lado, pretende-se proporcionar-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo e a partilha de experiências e boas práticas com interlocutores e redes de contacto importantes para os seus negócios. Procurou-se, ainda, conferir ao programa do IIº Encontro valências temáticas adicionais e/ou mais aprofundadas, nomeadamente em áreas como a inovação e as novas tecnologias, o universo académico ou a cooperação regional e transfronteiriça.

O programa do IIª Encontro foi, assim, concebido em torno de painéis dedicados a áreas temáticas úteis e apelativas aos investidores portugueses e lusodescendentes presentes, a lançar por membros do Governo e com a participação ativa de convidados que apresentarão, apoiados por moderadores, informação e experiências úteis e importantes, a que se seguirá a abertura do debate à audiência, para esclarecimento de dúvidas e recolha de sugestões. Aos três painéis temáticos (respetivamente sobre oportunidades, instituições e instrumentos de apoio ao investimento; participação em rede, níveis e modelos de organização económica; papel das autarquias, regiões, cooperação regional, inter-regional e transfronteiriça) juntar-se-ão dois painéis de apresentação, pelos empresários participantes que o desejem fazer, de iniciativas e casos concretos de empreendedorismo da diáspora, seguidos de debate.

Poderão ser ainda aceites inscrições adicionais para o IIº Encontro, até dia 30 de novembro, que deverão ser enviadas para o endereço de correio eletrónico gaid@mne.gov.pt . Informação adicional sobre o evento está a ser progressivamente disponibilizada no Portal das Comunidades, nomeadamente na ligação https://www.portaldascomunidades.mne.pt/…/gabinete-de-apoio… .”

Novas regras para o Cartão de Cidadão

 

cartao do cidadao foto lusa7926dadd

Consulte aqui a Portaria nº 291/2017 de 28 de setembro, com a atualização das novas taxas devidas pela prestação dos serviços associados ao cartão de cidadão e pela emissão do cartão de cidadão provisório, bem como as situações de redução, isenção ou gratuitidade.

Contactos

Suites 8&9 Stephen House
32 Thesiger Ct
Deakin ACT 2600
Australia

(0061)(2)62604970
camberra@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático